O aparelho funciona através de uma tecnologia baseada em software que imita todas as características que os mamíferos têm que atraem os mosquitos e pernilongos que precisam do nosso sangue para colocar os ovos. Após 15 dias de uso ele corta o ciclo de reprodução da espécie livrando a área dos insetos em questão. Ele fica continuamente retirando as fêmeas do ambiente, provocando assim uma migração da espécie por tornar a área inóspita para reprodução.
Sim, o aparelho é projetado para uso contínuo e deve ficar ligado em uma tomada comum de 220V. Pode ser ligado em uma tomada 110V por intermédio de um transformador de no mínimo 500VA.
Uma unidade Mosqitter consome 150w, e é projetada para uso contínuo.
O aparelho é capaz de atrair espécies sugadoras de sangue em até 50m (aprox. 1000m2) em condições ideais. É importante considerar que o equipamento visa atrair esses insetos e para isso ele precisa estar visível a eles. Qualquer obstrução como paredes, construções, vegetações, etc. irão afetar a capacidade do equipamento de atrair em tais distâncias.
A partir da instalação, o equipamento possuí um fator de atração cerca de 40 vezes maior que o de um ser humano, então os mosquitos e pernilongos irão preferir ir para o equipamento do que picar seres humanos que estejam próximos a unidade Mosqitter. Porém, se nota uma queda brusca na população de insetos no local depois de 20 dias de uso contínuo do equipamento, quando ocorre a primeira ruptura do ciclo de reprodução.
O Mosqitter foi projetado para uso contínuo, sua eficácia depende disso. Como o princípio de funcionamento é, retirar constantemente fêmeas das espécies sugadoras de sangue do ambiente, promovendo assim uma interrupção do ciclo de reprodução na área e forçando uma migração da espécie, ao desligar o equipamento acelera-se o processo natural de reprodução das espécies no local resultando em uma repopulação dos insetos.
Sim, para funcionar o equipamento necessita de um cilindro de CO2 (1) e de um feromônio sintético (2)
Cilindro de CO2 (1)
O equipamento é feito para áreas externas e pode ficar na chuva e no sol. É projetado para suportar condições naturais de clima. Não pode ficar submerso a qualquer quantidade de água.
O aparelho é projetado para espécies sugadoras de sangue, mosquitos, pernilongos, borrachudos, etc.
Não, as formas de atração otimizadas por software não foram projetadas para moscas e sim para sugadores de sangue, mosquitos, pernilongos, borrachudos, etc.
Não, comprovado por estudo científico de impacto ambiental, as formas de atração utilizadas pelo equipamento têm um fator de atração considerado estatisticamente irrelevante para abelhas e outras espécies polinizadoras.
Sim, o produto foi testado e validado pelo laboratório IMPAR de Santa Catarina, que conduziu uma série de experimentos com o equipamento sobre o comando da cientista Josiane Prophiro, concluindo que em ambiente controlado a presença da máquina Mosqitter resulta em 93% menos picadas para os seres humanos ali presentes.
O Mosqitter é um aparelho bem robusto, capaz de proteger uma área de aproximadamente 1000m2 em condições ideais. Ele é indicado para estabelecimentos comerciais como hotéis, clubes de campo, restaurantes, escolas, shoppings, etc.